quarta-feira, 29 de novembro de 2017

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS E PARTICIPAÇÃO NO IX ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA SOBRE AS OPERAÇÕES BÉLICAS NA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA.




Entre os dias 22 a 25 de novembro de 2017, a Delegacia de Cruz Alta da Academia de História Militar Terrestre do Brasil participou do "IX Encontro Internacional de História sobre as Operações de Bélicas na Guerra da Tríplice Aliança", realizado na Cidade de Montevidéu, capital da República Oriental do Uruguai.
O editor do Blog, Gustavo de Araújo, e o historiador Ramon Vilas Boas, membros da Delegacia Sargento Zeferino Crepaldi, apresentaram os seguintes trabalhos, respectivamente: “A mobilização patriótica brasileira na primeira fase da Guerra da Tríplice Aliança” e “Instrução e preparo do Exército Imperial na Guerra da Tríplice Aliança”.
A seguir, seguem algumas fotos do evento. 

Exposição do Editor do Blog, Gustavo de Araújo.

Membros da Delegacia de Cruz Alta da Academia de História Militar Terrestre do Brasil.

Exposição de Ramon Vilas Boas.

Parte das comitivas do Brasil e do Paraguai durante visitação à Fortaleza de Santa Teresa.

Instituto Militar de Estudios Superiores (IMES), local onde ocorreram as exposições do primeiro dia.


sábado, 18 de novembro de 2017

PARTICIPAÇÃO NA RÁDIO CRUZ ALTA

          No dia 15 de novembro, o editor deste Blog participou de uma entrevista ao vivo para o Programa Ponto Crítico, na Rádio Cruz Alta. Na oportunidade, foi tratado do dia da Proclamação da República, importante data da História Nacional, que contou ativamente com a participação do Exército, naquela ocasião liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Foram, também, retiradas dúvidas e curiosidades dos ouvintes sobre o período. 
           Agradecemos à Rádio Cruz Alta pelo convite e pela oportunidade de compartilhar fatos tão caros à História Brasileira. 

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

BAGÉ SEDIA I ENCONTRO RIOGRANDENSE DE HISTÓRIA MILITAR

As atividades ocorreram no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Bagé.
              O I Encontro Riograndense de História Militar teve por objetivo inserir-se no movimento de renovação da História Militar a fim de criar um espaço de reflexão e debates que contemplem estudos voltados para essa temática. Desse modo, integra novos conceitos, com abordagens diferenciadas sobre o papel do Exército, que não se restringem aos conflitos bélicos. 
             Pioneiro no Rio Grande do Sul, o evento ocorreu sediado na cidade de Bagé, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro de 2017, no salão nobre da Prefeitura Municipal. Teve como apoio à sua realização diversos órgãos, como o Arquivo Público de Bagé, o Comando da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, a Academia de História Militar Terrestre do Brasil, dentre outros.