Interdisciplinaridade. |
Interdisciplinaridade
é um conceito que tem crescido em importância nos últimos anos no cenário da
educação. Para melhor compreendê-lo, basta analisarmos as partes que compõem a
palavra, subdividindo-a nos seus dois radicais básicos: inter e disciplina. Ou
seja, as relações que são estabelecidas entre as diferentes disciplinas do
saber humano. Mas, afinal, por que se tem dado tanta importância a isso?
O momento atual em que vivemos é o da
revolução digital, em que milhares de informações são transmitidas em questões
de segundos. Os alunos de hoje, para compreenderem o mundo, se deparam com uma
série de ligações e conexões muito maiores do que os de alguns anos atrás. Essa
interdependência entre fatos e acontecimentos exige uma adequação proporcional
na esfera da educação.
Nesse
sentido, especificamente no que tange à História, não se pode pensar em
um ensino ainda baseado apenas em memorizações de nomes e de datas. Ao contrário,
deve-se desenvolver no aluno a capacidade do pensamento histórico, para que
possa ter a competência crítica de analisar a realidade sob diferentes óticas.
Por isso, a interdisciplinaridade nas aulas de História é essencial.
Um
fato histórico não é, jamais, isolado de diferentes contextos, tais como:
político, econômico, social, cultural, geográfico, religioso, étnico, etc.
Dessa forma, é impensável restringir esse ensino a apenas algumas informações
decoradas, que se limitam a reproduzir um pensamento alheio.
Para
tanto, os professores podem criar projetos interdisciplinares, como, por
exemplo, uma viagem, uma visita a um sítio histórico, a ida a um museu, ou mesmo uma pesquisa na biblioteca. Em atividades assim,
os alunos, através de uma pesquisa de campo, conseguem congregar saberes
relativos a diferentes áreas, ampliando sua compreensão sobre a realidade
problematizada.
Escola visitando as ruínas de São Miguel das Missões. |
Alunos realizando pesquisa na biblioteca. |
Com
base no exposto, percebe-se que a prática do conhecimento histórico em sala de
aula deve ser dinâmica e pró-ativa. Os alunos precisam aprender a fazer
diversas conexões para interpretarem as informações que lhes são apresentadas
e, assim, poderem transformá-las em conhecimento. Certamente, isso será facilitado
através de uma abordagem interdisciplinar.
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